quinta-feira, 13 de outubro de 2011

COMUNHÃO X DIVISÃO

A paz do Senhor SERVOS DE DEUS!Chegamos ao último estudo deste ano e podemos dizer que até aqui o Senhor tem nos ajudado.Fazendo uma mini retrospectiva dos assuntos abordados, desde o arrebatamento, o carnaval, a busca pelo Espírito Santo, as Festas Juninas, bem como, a chamada para ganhar almas, a polêmica tematização sobre homossexualismo, chegando a tratar sobre a musicalidade gospel, percebemos o quanto é importante buscar o conhecimento da palavra do Senhor.Agora estamos diante de um tema bastante, diria, espinhoso.Falar de união, unidade ou comunhão, requer uma enorme sensibilidade espiritual para que haja uma verdadeira compreensão do assunto e aplicação do mesmo, até porque, esse assuntou deixou de ser um dos mais comentados na igreja, talvez porque a prática dessa ação seja complicada de ser efetuada ou porque desinteresse mesmo, todavia, nesse estudo, convido você a voltar sua atenção para entender de fato o que significa comunhão e porque devemos estar unidos na obra do Senhor e no dia a dia também.Vamos aprender também sobre o poder do perdão e ainda compreender as lições deixadas por Jesus sobre esse assunto.Nesta apostila, refletiremos sobre o porque nos tempos da igreja primitiva, os irmão ajudavam uns aos outros e hoje o processo de desunião, brigas, contendas e fofocas estão tão evoluído entre os crentes, especialmente os adolescentes.

1- Família, qual a sua importância?
Desde o início da Criação do mundo percebemos a atenção de Deus direcionada a família, ao criar o homem e a mulher, dando ordem para que procriassem (Gn.3.20) e ao analisar as escrituras sagradas percebemos demonstrações dessa verdade.Um momento clássico desse assunto, está relatado nos evangelhos, quando o próprio Pai, declara o seu amor para seu filho em um dia especial (Mt.3.17).Observamos também exemplos negativos como o de Davi que era desatencioso como Pai.

1.1-Comunhão familiar: É até comum ouvirmos dizer que a família é um patrimônio de Deus e isso é pura realidade, assim como é a luta diária de satanás em destruir este domínio de Deus. Segundo o Pastor Josué Gonçalves: O novo perfil de delinqüência é o resultado acabado da crise da família, da educação permissiva e do bombardeio de setores do mundo do entretenimento que se empenha em apagar qualquer vestígio de valores. Precisa-se com urgência de um olhar mais carinhoso quanto a esse assunto. É necessário voltar-se ao hábito dos cultos domésticos, da conversa franca. Nunca é demais citar que os filhos devem honrar os pais e de igual modo os pais jamais provocarem a ira dos filhos (Ef. 6.3 e 4).A paz e o amor necessitam reinar sobre a sua casa.
1.2-Unidade entre os irmãos: Um dos Salmos mais citados em nossas reuniões é o Salmo 133 “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”, todavia a medita em que é muito citado é pouco desenvolvido, especialmente nos dias de hoje. A Bíblia diz que nos tempos da primeira igreja, os irmãos ajudavam o próximo, partilhavam o pão e por isso era difícil encontrar alguém passando por necessidade.


Hoje, porém não é mais perceptível essa comunhão especialmente na fase da adolescência, onde os famosos grupinhos, conhecidos também como “panelinhas”, passam a ser formados.A questão é saber se Jesus se agrada disso e se as bênçãos divinas não irão ser impedidas em sua vida, mais segure um pouco, daqui a pouco nos aprofundaremos mais nisso.

1.3- Efeitos da desunião: Entende-se que os efeitos da desunião podem ser diversos, seja uma inimizade, ou o açulo de raiva que possivelmente causará um ódio ou a própria obra de Deus sendo prejudicada, dentre outros. A questão é que os efeitos podem ser mais sérios que você imagina. Basta lembrar-se de Caim e Abel (Gn.4.8), haja vista, que Caim deixou a inveja dominar seu coração, produzindo assim desunião entre ele e seu irmão, resultado disso?Você sabe muito bem, morte de um inocente.

2- A importância da amizade
“E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico”. (
Marcos 2:4).Esse texto bíblico revela uma demonstração pura de amizade, pois os amigos na tentiva de ajudar o companheiro enferno não consegruiram ter acesso a Jesus devido a enorme multidão e ao invés de desistirem, ele arrumaram uma forma, sem se preocupar se poderiam ou não cair, ele conseguiram colocar o amigo diante do Mestre através de uma buraco no telhado do local onde Jesus estava.Um amigo, nunca deiste e sempre está presente.

2.1- Inimigos declarados... O que Jesus nos ensinou?Quando se fala em inimigos, logo dedicamos nossos pensamentos aos inimigos espirituais que estão ao nosso derredor, Correto?Sim, no entanto surge uma pergunta: E quando os inimigos estão próximos de nós?E na verdade são considerados até irmãos na fé, o que fazer?
Possivelmente você já esteve diante desse questionamento, até porque é natural do homem cometer algumas incoerências, mais realmente, é bastante complicado lhe dar com a falsidade, inveja e especialmente ingratidão, porém Jesus quando deu uma volta aqui pela terra, conviveu com esses dilemas que você vivencia hoje, ou você esqueceu-se do tal do Judas, traidor.O Senhor poderia acabar com ele e falar muita coisa para ele no Jardim do Getsêmani e o que Jesus disse a ele?Amigo...A Bíblia diz: “ Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”.(
Mateus 5:44). Aqui está uma grande lição que precisa ser exercida por cada pessoa indepente da idade Ama o imigo e fazer bem aquele que odeia.

2.2- Panelinha... Deus se agrada? Chegamos a pergunta que não quer calar e por certo a resposta parece ser até óbvia, especialmente para os mais experientes, possivelmente eles diriam: Claro que não! Todavia é importante esclarecermos alguns detalhes. Primeiro que quando se fala nessa tal panela, nós estamos nos referindo a um grupo em que um rapaz ou moça se insere no qual tem mais afinidade e até então, não vejo motivo para criticas. Até porque Jesus escolheu pessoas para estarem mais próximas de si, os discípulos, dos quais tinha alguém mais chegado, João. Mas, mantenha-se calmo, a diferença entre aquela época e a de hoje é que Jesus não desprezava ninguém e tratava com amor para com todos, independente da idade, cor ou questões financeiras. Nos dias atuais o que se percebe fora e dentro da igreja são grupos que causam divisões, irmãos que não se falam moças que disputam a preferência de um de outro e quanto a tudo isso, só a uma declaração, Deus não se agrada.

3- Não tenho poder de perdoar, só Deus perdoa... Podemos encerrar esse estudo falando sobre o poder que há no perdão.Até porque assim como deus nos perdoou de nossos pecados, nós temos o dever de perdoar. Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32); “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, casa alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13).Creio estar certo em acreditar que é difícil suportar o irmão, mais não impossível e se nos dedicarmos teremos êxito.O perdão nos traz alivio, segurança e melhor ainda nos credencia a morar no céu.Nesse momento surge um questionamento, quando eu devo perdoar.A pessoa me ofendeu, eu vou até ela ou espero ela vir até mim?

3.1- No momento em que fomos atingidos - injuriados, maltratados, ofendidos, perseguidos, etc. – O exemplo de Estevão mostra que ele perdoou no mesmo momento da agressão recebida (Atos 7.60) – “Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor não lhes impute este pecado”. Apedrejado até a morte, ele não pensou em si, pensou na situação dos agressores diante de Deus – perdoou-os e rogou por eles. Eis, aí manifesto o mais elevado e magnífico espírito cristão de perdão. Este primeiro mártir da fé cristã imitou o Senhor Jesus que orou na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).

3.2 Quando aquele que ofendeu pede perdão – Devemos estar preparados para perdoar, tão logo nos for solicitado o perdão. Deve ser uma atitude imediata e sem guardar ressentimento algum. Isso se expressará mais fácil na medida em que amadurecemos em nossa vida espiritual. O perdão tem de ser um ato de nossa vontade disciplinada. Ele não é um sentimento, nem é facultativo. Ele resulta de colocar a nossa vontade sob a vontade de Deus.

Concluímos esse ciclo de estudos, louvando a Deus pelos seus benefícios especialmente pela oportunidade que ele nos concede de aprendermos novas lições do seu enorme amor para conosco, porque quando o véu do templo foi rasgado, Ele reatou a comunhão entre Deus e o homem. Assim sendo podemos também ter comunhão com nossa família, com nossos irmãos na fé. A minha oração é que a partir do cumprimento de tudo o que foi colocado nessas apostilas durante esse ano, suas vidas rapaz e moça, sejam tocadas pelo poder de Deus e nunca mais você seja o mesmo, que durante esse restante de ano você possa colocar em pratica o que foi ensinado. Exercite tratar bem e olhar com amor os que não façam parte de seu grupo. Procure amar aquele que tem falado ma de você. Perdoe quando alguém te ofender, garanto a você que quando chegarmos lá no céu olharemos um para o outro e diremos: VALEU A PENA!

No tempo de Deus,

Dc.Nemuel Nascimento (nemuelnascimento@hotmail.com)

HOMOSSEXUALISMO... A IGREJA NÃO PODE SE CALAR!

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27
Ao citar esta referencia biblica, de cara, é possivel notar que não há dúvidas quanto ao que a Bíblia diz sobre o homossexualismo.Deus criou macho e fêmea, homem e mulher, no entando, desde há milenios atraz, o pecado da homossexualidade de se propagado por todo o mundo.E especialmente nos dias atuais, tem ganhado espaço junto a mídia televisística e também na área politica.
Ainda que as pessoas que ensinem que é possível crer na Bíblia e no homossexualismo como uma conduta aceitável, a Palavra de Deus não dá espaço para dúvidas e para outras interpretações na questão da relação entre homens e mulheres. A verdade é que enquanto eles se esforçam para encontrar um só versículo que apresente o homossexualismo como algo diferente de abominação, vergonha e perversão, podem fazer a escolha de crer na Bíblia ou não. Contudo, o que não podemos fazer é afirmar que a Palavra de Deus diz sobre o homossexualismo algo que realmente nunca disse.
A verdade está contida na Bíblia Sagrada, e está palavra é digna de toda aceitação, nunca volta vazia, por isso, durante esse mês vamos estudar sobre essa conduta, aprender de que maneira podemos conquistar esse publico homossexual que tem sido alvo do inimigo.Precisamos ter em mente e em nossos corações que Deus os ama independente de suas práticas, no entanto abomina o pecado que os mesmos cometem.É importante dizer também que tais pessoas, não podem ser tratadas com preconceito, pois além de cidadãos, são almas que precisam de Deus.Em Marcos 16.15.Jesus deixa a maior ordenança a sua igreja, que deveríamos pregar o evangelho a toda criatura, logicamente, se é para toda criatura, os homossexuais, também são alvos do amor infinito de Deus e devemos conduzi-los ao evangelho.

1-Conceito e Causas da Homossexualidade

Uma vez comprovado que o tema que Paulo abordou em Rm 1:26-27 foi mesmo a homossexualidade, tanto masculina quanto feminina, faz-se necessário um maior aprofundamento sobre o estudo deste comportamento sexual.As pesquisas com relação às causas da homossexualidade ainda não são consideradas de todo consistentes.Logo se percebe a tentativa de alguns estudiosos em explicar o que poderia ocasionar a homossexualidade, alguns pesquisadores afirmam que pode ser causada por distúrbios e traumas ocorridos na infância, assim como por problemas ocorridos no relacionamento entre os pais. Outros acreditam que o individuo já nasça homossexual, seja no gênero feminino ou masculino, no entanto essa tese, cientificamente não tem sustentação.

2.Por Que Deus Condena o Homossexualismo?

Observamos na Bíblia que Deus abençoou o homem e a mulher e lhes deu o mandamento de serem fecundos e multiplicarem-se (Gn 1:28).Sabemos que o casamento é a “união de duas pessoas que originalmente foram uma, depois foram separadas uma da outra, e agora no encontro sexual do casamento se uniram novamente”. Um estudioso chamado Lovelace acrescenta dizendo que “não é por acidente que toda forma de expressão sexual fora da aliança do casamento seja explícita ou implicitamente condenada no restante das Escrituras”.
2.1 A sociedade diante dos princípios de Deus
Nos dias atuais observamos que a sociedade está cada vez mais perdendo de vista o princípio que Deus definiu para a união sexual entre os seres humanos: um homem e uma mulher, unidos pelo compromisso eterno do matrimônio. Em virtude deste crescente desvio do padrão idealizado por Deus no princípio, é que têm surgido todas estas anomalias sexuais descritas até aqui. Hoje já se convive até mesmo com o “casamento” entre homossexuais e a adoção de filhos por estes “casais”.

3.Homossexualismo na Igreja.Podemos aceitar?
É interessante afirmar que a misericórdia de Deus é incalculável, bem como o seu amor e perdão, no entanto é necessário compreender que a sua justiça é executada.Por isso, a igreja verdadeira do Senhor jamais poderá aceitar esse tipo de união.A mídia brasileira divulgou recentemente, dois casos, onde casais homo afetivos, fundaram igrejas intituladas de evangélicas.Uma se trata da “Igreja Contemporânea” e outra chamada “Comunidade Cidade de Refúgio”, ambas utilizam versículos isolados da Bíblia para defender que Deus aprova a conduta homossexual.Um exemplo de tais textos é o de I.Sm.18.3, quando Jonatas faz uma aliança com Davi, e para eles se trata de um caso homossexual, quando na verdade estamos diante de um sincera amizade.
3.1 Casamento gay e adoção de filhos.
Hoje os homossexuais lutam para instituir o casamento gay, bem como a adoção de filhos, todavia isso torna-se intolerável e inadmissível, pois Devemos ter a convicção que o propósito de Deus é que o homem junte-se com a mulher e os dois formem “uma só carne” (Gn 2:24), constituindo-se numa família heterossexual, na qual os filhos poderão ser educados em meio a um ambiente sadio e livre de preconceitos. Este ideal está totalmente corrompido na sociedade moderna, e as relações sexuais passaram a ser apenas um meio de obter prazer a qualquer custo, sem atentar para as orientações dadas por Deus no passado, e para os perigos de não seguir estas orientações. A atual sociedade já aprendeu a conviver pacificamente com o outrora chamado “pecado grego”, vendo os homossexuais como apenas “um pouco diferentes”.

PL 122. É um projeto de Lei, que visa amordaçar a igreja de Cristo, onde de maneira nenhuma, qualquer pessoa, poderá criticar a conduta homossexual, todavia, a bancada de deputados evangélicos luta contra a aprovação do mesmo, pois a igreja não pode se calar diante do pecado.


4.Sodoma e Gomorra.
Precisamos entender que essas praticas não são exclusivas dos dias atuais, há muitos séculos isso vem acontecendo.É só lembrar das cidades de Sodoma e Gomorra (GN.13.13), que foi destruída por Deus, por ter em seu território um povo estreitamente ligado ao pecado.Em Gn.19.4-12, encontramos um relato em que os homens queriam por força manter contato com os anjos que vieram visitar Ló, no entanto aos saírem os anjos de dentro da casa levantaram as mãos e todos foram feridos com cegueira.Uma prova bem clara,de que Deus odeia tal prática, no entanto, pode trazer libertação aos oprimidos.(Is.61.1)
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
Isaías 61:1
Amado adolescente que apartir deste estudo, você possa ter a consciencia da responsabilidade que Deus tem colocado em suas mãos, pois você tem a marca do sangue de Cristo e uma vez marcado, você tem uma chamada para ganhar essas almas pra Jesus, pois no Senhor encontramos a cura.E mesmo que para a muitos não haja mais solução, o Senhor tem a liberdade para aqueles que estão presos ao homossexualismo.Acreditamos no Deus que tem o poder parar sarar traumas e libertar os oprimidos, logo se aquele que vive no homossexualismo se arrepender de suas atitudes, Deus por certo o perdoará e é importante destacar tambem que a igreja, todos nós, precisamos estar aptos para receber essas almas frágeis que precisam de paz e amor de Deus.Que nossos olhares não sejam de rejeição, mais de refrigério.que nossas ações não sejam de indiferença, mais ternura e auxilio.

“NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS!” (Rm.8.1)


No tempo de Deus, Nemuel Nascimento
nemuelnascimento@hotmail.com 8258-9758 / 8841-3862