quinta-feira, 13 de outubro de 2011

COMUNHÃO X DIVISÃO

A paz do Senhor SERVOS DE DEUS!Chegamos ao último estudo deste ano e podemos dizer que até aqui o Senhor tem nos ajudado.Fazendo uma mini retrospectiva dos assuntos abordados, desde o arrebatamento, o carnaval, a busca pelo Espírito Santo, as Festas Juninas, bem como, a chamada para ganhar almas, a polêmica tematização sobre homossexualismo, chegando a tratar sobre a musicalidade gospel, percebemos o quanto é importante buscar o conhecimento da palavra do Senhor.Agora estamos diante de um tema bastante, diria, espinhoso.Falar de união, unidade ou comunhão, requer uma enorme sensibilidade espiritual para que haja uma verdadeira compreensão do assunto e aplicação do mesmo, até porque, esse assuntou deixou de ser um dos mais comentados na igreja, talvez porque a prática dessa ação seja complicada de ser efetuada ou porque desinteresse mesmo, todavia, nesse estudo, convido você a voltar sua atenção para entender de fato o que significa comunhão e porque devemos estar unidos na obra do Senhor e no dia a dia também.Vamos aprender também sobre o poder do perdão e ainda compreender as lições deixadas por Jesus sobre esse assunto.Nesta apostila, refletiremos sobre o porque nos tempos da igreja primitiva, os irmão ajudavam uns aos outros e hoje o processo de desunião, brigas, contendas e fofocas estão tão evoluído entre os crentes, especialmente os adolescentes.

1- Família, qual a sua importância?
Desde o início da Criação do mundo percebemos a atenção de Deus direcionada a família, ao criar o homem e a mulher, dando ordem para que procriassem (Gn.3.20) e ao analisar as escrituras sagradas percebemos demonstrações dessa verdade.Um momento clássico desse assunto, está relatado nos evangelhos, quando o próprio Pai, declara o seu amor para seu filho em um dia especial (Mt.3.17).Observamos também exemplos negativos como o de Davi que era desatencioso como Pai.

1.1-Comunhão familiar: É até comum ouvirmos dizer que a família é um patrimônio de Deus e isso é pura realidade, assim como é a luta diária de satanás em destruir este domínio de Deus. Segundo o Pastor Josué Gonçalves: O novo perfil de delinqüência é o resultado acabado da crise da família, da educação permissiva e do bombardeio de setores do mundo do entretenimento que se empenha em apagar qualquer vestígio de valores. Precisa-se com urgência de um olhar mais carinhoso quanto a esse assunto. É necessário voltar-se ao hábito dos cultos domésticos, da conversa franca. Nunca é demais citar que os filhos devem honrar os pais e de igual modo os pais jamais provocarem a ira dos filhos (Ef. 6.3 e 4).A paz e o amor necessitam reinar sobre a sua casa.
1.2-Unidade entre os irmãos: Um dos Salmos mais citados em nossas reuniões é o Salmo 133 “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”, todavia a medita em que é muito citado é pouco desenvolvido, especialmente nos dias de hoje. A Bíblia diz que nos tempos da primeira igreja, os irmãos ajudavam o próximo, partilhavam o pão e por isso era difícil encontrar alguém passando por necessidade.


Hoje, porém não é mais perceptível essa comunhão especialmente na fase da adolescência, onde os famosos grupinhos, conhecidos também como “panelinhas”, passam a ser formados.A questão é saber se Jesus se agrada disso e se as bênçãos divinas não irão ser impedidas em sua vida, mais segure um pouco, daqui a pouco nos aprofundaremos mais nisso.

1.3- Efeitos da desunião: Entende-se que os efeitos da desunião podem ser diversos, seja uma inimizade, ou o açulo de raiva que possivelmente causará um ódio ou a própria obra de Deus sendo prejudicada, dentre outros. A questão é que os efeitos podem ser mais sérios que você imagina. Basta lembrar-se de Caim e Abel (Gn.4.8), haja vista, que Caim deixou a inveja dominar seu coração, produzindo assim desunião entre ele e seu irmão, resultado disso?Você sabe muito bem, morte de um inocente.

2- A importância da amizade
“E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico”. (
Marcos 2:4).Esse texto bíblico revela uma demonstração pura de amizade, pois os amigos na tentiva de ajudar o companheiro enferno não consegruiram ter acesso a Jesus devido a enorme multidão e ao invés de desistirem, ele arrumaram uma forma, sem se preocupar se poderiam ou não cair, ele conseguiram colocar o amigo diante do Mestre através de uma buraco no telhado do local onde Jesus estava.Um amigo, nunca deiste e sempre está presente.

2.1- Inimigos declarados... O que Jesus nos ensinou?Quando se fala em inimigos, logo dedicamos nossos pensamentos aos inimigos espirituais que estão ao nosso derredor, Correto?Sim, no entanto surge uma pergunta: E quando os inimigos estão próximos de nós?E na verdade são considerados até irmãos na fé, o que fazer?
Possivelmente você já esteve diante desse questionamento, até porque é natural do homem cometer algumas incoerências, mais realmente, é bastante complicado lhe dar com a falsidade, inveja e especialmente ingratidão, porém Jesus quando deu uma volta aqui pela terra, conviveu com esses dilemas que você vivencia hoje, ou você esqueceu-se do tal do Judas, traidor.O Senhor poderia acabar com ele e falar muita coisa para ele no Jardim do Getsêmani e o que Jesus disse a ele?Amigo...A Bíblia diz: “ Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”.(
Mateus 5:44). Aqui está uma grande lição que precisa ser exercida por cada pessoa indepente da idade Ama o imigo e fazer bem aquele que odeia.

2.2- Panelinha... Deus se agrada? Chegamos a pergunta que não quer calar e por certo a resposta parece ser até óbvia, especialmente para os mais experientes, possivelmente eles diriam: Claro que não! Todavia é importante esclarecermos alguns detalhes. Primeiro que quando se fala nessa tal panela, nós estamos nos referindo a um grupo em que um rapaz ou moça se insere no qual tem mais afinidade e até então, não vejo motivo para criticas. Até porque Jesus escolheu pessoas para estarem mais próximas de si, os discípulos, dos quais tinha alguém mais chegado, João. Mas, mantenha-se calmo, a diferença entre aquela época e a de hoje é que Jesus não desprezava ninguém e tratava com amor para com todos, independente da idade, cor ou questões financeiras. Nos dias atuais o que se percebe fora e dentro da igreja são grupos que causam divisões, irmãos que não se falam moças que disputam a preferência de um de outro e quanto a tudo isso, só a uma declaração, Deus não se agrada.

3- Não tenho poder de perdoar, só Deus perdoa... Podemos encerrar esse estudo falando sobre o poder que há no perdão.Até porque assim como deus nos perdoou de nossos pecados, nós temos o dever de perdoar. Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32); “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, casa alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13).Creio estar certo em acreditar que é difícil suportar o irmão, mais não impossível e se nos dedicarmos teremos êxito.O perdão nos traz alivio, segurança e melhor ainda nos credencia a morar no céu.Nesse momento surge um questionamento, quando eu devo perdoar.A pessoa me ofendeu, eu vou até ela ou espero ela vir até mim?

3.1- No momento em que fomos atingidos - injuriados, maltratados, ofendidos, perseguidos, etc. – O exemplo de Estevão mostra que ele perdoou no mesmo momento da agressão recebida (Atos 7.60) – “Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor não lhes impute este pecado”. Apedrejado até a morte, ele não pensou em si, pensou na situação dos agressores diante de Deus – perdoou-os e rogou por eles. Eis, aí manifesto o mais elevado e magnífico espírito cristão de perdão. Este primeiro mártir da fé cristã imitou o Senhor Jesus que orou na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).

3.2 Quando aquele que ofendeu pede perdão – Devemos estar preparados para perdoar, tão logo nos for solicitado o perdão. Deve ser uma atitude imediata e sem guardar ressentimento algum. Isso se expressará mais fácil na medida em que amadurecemos em nossa vida espiritual. O perdão tem de ser um ato de nossa vontade disciplinada. Ele não é um sentimento, nem é facultativo. Ele resulta de colocar a nossa vontade sob a vontade de Deus.

Concluímos esse ciclo de estudos, louvando a Deus pelos seus benefícios especialmente pela oportunidade que ele nos concede de aprendermos novas lições do seu enorme amor para conosco, porque quando o véu do templo foi rasgado, Ele reatou a comunhão entre Deus e o homem. Assim sendo podemos também ter comunhão com nossa família, com nossos irmãos na fé. A minha oração é que a partir do cumprimento de tudo o que foi colocado nessas apostilas durante esse ano, suas vidas rapaz e moça, sejam tocadas pelo poder de Deus e nunca mais você seja o mesmo, que durante esse restante de ano você possa colocar em pratica o que foi ensinado. Exercite tratar bem e olhar com amor os que não façam parte de seu grupo. Procure amar aquele que tem falado ma de você. Perdoe quando alguém te ofender, garanto a você que quando chegarmos lá no céu olharemos um para o outro e diremos: VALEU A PENA!

No tempo de Deus,

Dc.Nemuel Nascimento (nemuelnascimento@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário