quarta-feira, 20 de abril de 2011

Assembléia de Deus, 100 anos. O que comemorar?



No dia 18 de junho de 1911, dois missionários suecos, a saber, Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram a cidade Belém, trazendo para esta terra o fogo do pentecostes. Um grupo de alguns poucos irmãos se reunirão e depois de um tempo, surgiria a tão conhecida Assembléia de Deus. Com o passar do tempo o poder do evangelho do pentecostes foi sendo alargado, rompendo barreiras e fronteiras. A igreja tão pequenina cresceu se tornou jovem, recebeu diversos pastores, se tornou adulta e hoje podemos considerá-la uma anciã (mesmo assim, permanece jovem em espírito).100 anos, uma data digna de comemoração.Afinal, nos tornamos a maior igreja pentecostal do Brasil e do mundo.São milhões de fiéis espalhados por todo o planeta, sejam nas grandes metrópoles ou nos interiores, nas avenidas principais ou nas vielas mais perigosas, sempre enxergamos um templo desta tão grandiosa denominação.Aparentemente está tudo normal, tudo as mil maravilhas e é bem verdade que todas essas conquistas são dignas de comemorações, no entanto, existem verdades, que parecem esta encobertas pela empolgação das festividades.
Na realidade junto com tanto crescimento, vieram também divisões.Líderes que entranharam em seus corações a sede pelo poder e disputam igrejas, templos, convenções.Ao longo de nossa história, sempre foi pregado união (sl.133), amor (1.co.13), respeito, perdão, dentre outros assuntos.E nesse momento, me pergunto, onde foi parar o bom senso e o cumprimento destes ensinamentos?Será um céu um lugar cheio de departamentos em que ocorrerá desunião, como hoje acontece aqui.Será coerente ensinar uma ovelha a perdoar e amar o próximo seu eu mesmo não perdôo meu companheiro.
Ano do centenário, e falar para os pregadores falarem do amor de Deus com amor, é motivo de repúdio.O evangelho se tornou negócio e boa parte dos mesmos tratam a igreja como um comércio, um local para desenvolver seus ideais capitalistas.A verdade é que os Naamãs conquistaram espaço, são leprosos e por isso não combatem o pecado, a preocupação dos mesmos é em estar na mídia diuturnamente, nos maiores eventos, recebendo as maiores ofertas.Percebe-se que o assunto “almas”, não faz mais parte dos diálogos, “dinheiro e poder”.Isso é evidente no contexto atual.
Os famosos levitas, cantores, já não mandam CDs para as igrejas, já não cantam em congregações simples, as casas de shows são seus lugares preferidos.Os ingressos, os fãs, passaram a “endeuzá-los”.Formam organizações e viajam para os quatro cantos do Brasil, a fim de autógrafos, fotografias e meias palavras.
Observando todo esse contexto, que são apenas alguns dentre outros, chegamos a conclusão de que esta denominação no auge de seu centenário, chegou nesta data, vivenciando uma crise sem precedentes e parece que a visão de muitos esta fechada.Isso é tão verdade, que não nos alegramos quando um pecador se arrepende, e se o culto não tiver momento de “reteté”, não tem graça.A visão está tão longe de Deus, que dentro da igreja, irmãos ainda disputam cargos e atenção do pastor.
Chegou o tempo de Deus levantar nessa geração, profetas que falem e vivam a verdade.Que a festa do centenário, seja um marco divisor na história desta denominação.Que Deus mude a visão dos lideres (vale ressaltar que não são todos) que tentam frear o crescimento verdadeiro da fé pentecostal, que tentam imobilizar o Espírito Santo, impedindo com que Ele se manifeste no meio da igreja.Que possamos nos formar em pediatria espiritual, porque até então, somos ótimos obstetras porém péssimos pediatras.Encerro citando a oração de Habacuque e faço deste clamor o meu também: “Aviva Senhor a tua obra!...na ira, lembra-te da misericórdia!” (hb.3.2)

No tempo de Deus,

Dc.Nemuel Nascimento
Assembléia de Deus, campo da Cidade Nova

2 comentários:

  1. Nossa irmão...parabens pelo artigo..lindissimo, vc mudou muito!! Sou muito grata a Deus pelas transformações que ele nos concedeu!!! Nossas vidas são para honra e Glória de Deus! Deus te abençoe grandemente! Ass: Kelly Costa

    ResponderExcluir
  2. A igreja não nó no âmbito de Assembléia de Deus, mas sim, todas as igrejas cristãs estão em crise.
    O povo evangélico está desacreditado, porque no meio desse povo, há os enganadores, falsos pregadores com seus ilusionismos, fantasias e mentiras. E o pior disso tudo é que o povo cai na armadilha com uma facilidade tremenda.
    O Avivamento tão proclamado nos púlpitos nada mais é do que o esclarecimento sobre a verdade que o povo precisa.
    Agora quanto ao centenário, são cem anos de história, e isso ninguém apaga!
    Agora que o negócio está feio, ninguém pode negar.

    ResponderExcluir